JC ESTÉTICA DENTÁRIA - Notícias


TRANSTORNO DE ANSIEDADE E OUTRAS DOENÇAS PODEM SER DIAGNOSTICADOS PELA SALIVA

Muitos pacientes passam por mal-estares, inclusive na cadeira do dentista, e não sabem que sofrem de distúrbios de ansiedade. A saliva pode ser a chave para o diagnóstico deste problema, que muitas vezes não é corretamente identificado e, portanto, não é tratado, causando grande impacto à qualidade de vida do paciente afetado. 

Um exame hormonal de saliva pode servir como um medidor do estresse, revelando exposições contínuas ao problema. Este teste é tão eficiente quanto o exame de sangue, mas sua grande vantagem é a simplicidade e o baixo custo. As amostras são obtidas através de um procedimento simples, não invasivo e livre de estresse, e podem ser coletadas por pessoas não treinadas em ambulatórios ou na própria residência da paciente. Além disso, elas podem ser retiradas muitas vezes ao dia permitindo uma avaliação mais dinâmica da secreção. As amostras permanecem estáveis em temperatura ambiente por até uma semana e podem ser transportadas ao laboratório pelo correio ou pelo próprio portador sem nenhum dado ou perda de qualidade do material. Uma vez coletadas, elas são colocadas em um dispositivo eletrônico que identifica possíveis alterações bioquímicas da pessoa. 

Este teste também pode beneficiar adultos e crianças prematuras que apresentam peso muito baixo da média, o que torna a coleta de grande quantidade de material mais difícil. Além disso, através da análise da saliva é possível detectar outras doenças, como deficiências vitamínicas, AIDS, depressão, fibromialgia, síndrome do pânico, dentre outras. 

Fonte: Terra | Saúde



Depoimentos



Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento
« »