JC ESTÉTICA DENTÁRIA - Notícias


PROTOTIPAGEM NA ODONTOLOGIA: COMO A TECNOLOGIA PODE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ PRÁTICA A IMPLANTODONTIA?

A instalação de implantes sempre é um desafio para os profissionais, dada a anatomia da região oral e a complexidade do planejamento de seu posicionamento tridimensional no espaço protético para o sucesso reabilitador. Mas, cada vez mais a tecnologia está trazendo ferramentas para tornar o tratamento mais preciso. 

A técnica de prototipagem nasceu na indústria automobilística como um processo intermediário entre os estudos de um novo produto e sua fabricação final, possibilitando testes e ajustes e otimizando custos. 

Com a popularização dos exames de imagens como tomografia computadorizada e ressonância magnética, a técnica também começou a ser aplicada na odontologia. A depender do objetivo é possível fazer o planejamento virtual ou físico. 

Para o planejamento virtual, o estudo do procedimento é feito em um software de imagem com a simulação da cirurgia em um modelo virtual 3D obtido por meio da tomografia. A partir daí é possível criar o guia cirúrgico que irá auxiliar o profissional no posicionamento do implante durante a cirurgia. Na técnica física, há a reprodução tridimensional das estruturas ósseas em que serão instalados os implantes na forma de biomodelos, que são protótipos biomédicos os quais permitem obter medidas de estruturas anatômicas e fazer simulações que ajudam no planejamento cirúrgico. A tecnologia também pode ajudar no planejamento de enxertos ósseos, pois permite modelar os materiais, por exemplo, provenientes de bancos de ossos, previamente à exposição do local cirúrgico, tornando o procedimento mais rápido e preciso. 

Existem várias técnicas de prototipagem, sendo as mais utilizadas a SLA (estereolitografia) e a SLS (sinterização seletiva a laser), a impressão tridimensional (3D printing), a modelagem por deposição fundida (FDM), a PolyJet e a Thermojet (MJM). Todas elas se baseiam no mesmo princípio: sinterização, aglutinação, polimerização ou solidificação de materiais específicos. 

A prototipagem é a tecnologia que dá base para a cirurgia guiada e o planejamento reverso em implantodontia, resultando em mais precisão e conforto para o paciente. 

Pelo fato de fazerem-se simulações previamente ao ato cirúrgico, o tempo de cirurgia é menor, tornando-se mais confortável ao paciente, e é possível a confecção da prótese com mais precisão, pois sabe-se de antemão onde estarão posicionados os implantes. 

Fonte: Dutra DM, Nascimento LG, Araujo-Luck AMM, Bento PM. Aplicabilidade da prototipagem rápida na Odontologia – uma revisão de literatura. Rev Ciênc Méd Biol 2017;16(1):89-95. 

http://www.gruponitro.com.br/atendimento-a-profissionais/%23/pdfs/artigos/fotografia_clinica/prototipagem_em_odontologia.pdf


Depoimentos



Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento
« »