JC ESTÉTICA DENTÁRIA - Notícias


IMPRESSORAS 3D: DESVENDE ESSA TECNOLOGIA DA ODONTOLOGIA DIGITAL

Apesar de na odontologia ser uma novidade, a tecnologia da impressão 3D não é tão recente quanto se imagina. Há mais de três décadas, em 1984, um engenheiro físico norte-americano do Estado da Califórnia, chamado Chuck Hull, apresentou a primeira impressão 3D ao mundo, utilizando a tecnologia da estereolitografia, que consiste em fotopolímeros líquidos de resina que se solidificam em exposição a um raio laser ultravioleta. O processo é feito em camadas e traz pouca precisão, entretanto, seu potencial foi bastante explorado na indústria automobilística, que viu nessa tecnologia uma forma de facilitar a confecção de protótipos de peças. 

Depois, o processo foi aperfeiçoado e outras formas de impressão 3D foram desenvolvidas, trazendo mais precisão ao resultado, a ponto de permitir até a sua inserção na medicina, com a impressão de próteses para membros mutilados, implantes de ossos para corrigir problemas de malformações e guias cirúrgicos. 

Atualmente, as máquinas de impressão 3D conseguem alcançar bastante precisão e, graças ao desenvolvimento de materiais próprios para fins odontológicos, é possível realizar a impressão de modelos, padrões de resinas calcináveis para posterior fundição, alinhadores para ortodontia e muito mais. 

Os tratamentos estéticos odontológicos também ganharam um excelente aliado. A partir do escaneamento da boca do paciente é possível realizar o planejamento sobre o modelo virtual e proceder à impressão de um modelo com o resultado esperado para o tratamento. Com esse modelo em mãos, o cirurgião-dentista pode realizar o mockup na boca do paciente para avaliar se o resultado esperado foi atingido. A vantagem é a maior precisão e a rapidez na confecção quando em comparação ao sistema tradicional de modelos de gesso e enceramento de diagnóstico. 

Para conhecer mais sobre essa tecnologia e entender como ela pode trazer benefícios para o seu tratamento, acesse nosso informativo: clique aqui.



Depoimentos



Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento
« »